7 dicas fundamentais para ter um domínio de sucesso

Tirar um tempo para escolher o domínio do seu negócio é fundamental para que todo o seu projeto tenha sucesso, pois essa escolha pode impactar tanto para o lado negativo como para o lado positivo! Por isso, preparei este artigo. Abaixo você confere 7 dicas para realizar esse processo.

Boa leitura!

“O primeiro passo para comprar um domínio é determinar qual será o seu nicho”

Ter o nicho escolhido é mais um passo importante para efetuar a compra do seu domínio, isso vai ajudar a ficar muito mais fácil para encontrar o nome certo para seu negócio.

Você já tem o nicho escolhido? Se sim você está no caminho certo! Então vamos lá, agora que você já tem seu nicho escolhido você precisa escolher o nome para o domínio com palavras chaves que além de ter tudo haver com seu negócio, também ter um número satisfatório de buscas na internet.

“Entenda como funciona a busca da palavra chave para seu domínio”

Para saber como escolher uma boa palavra chave para seu domínio você precisa entender que ela deve estar 100% relacionada com o seu negócio ou seja seu nicho, com isso definido você vai acessar essa ferramenta: ubersuggest que fica no site do Neil Patel que por sinal é um grande profissional de marketing!

Depois de acessar a ferramenta você deve ir adicionando na caixa de busca as palavras que tem relevância com seu nicho e ir pesquisando e coletando as palavras que tem o maior número de buscas e que você acha que se encaixa perfeitamente para criar seu domínio.

“Exemplo da montagem do domínio”

Depois que você fez as buscas e coletou todas as palavras chave que tem relação com seu nicho, agora é hora de montar seu domínio!

Vou dar meu exemplo: Meu domínio é blogdaweb.com.br certo? Se você prestar bem atenção e aplicar o que eu te ensinei até aqui vai ver que nele existem duas palavras chaves, você identificou quais são? Se sim parabéns!!! Se não, vou te dizer agora: {blog} da {web} viu que legal!!! Dessa mesma forma você vai montar o seu aí! Bom, revisando os pontos que aprendemos até agora para criar o seu domínio de sucesso:

  • Ter um nicho escolhido;
  • Acessar a ferramenta de busca de palavras chave;
  • Escolher a palavra chave certa;
  • Exemplo de montagem para criar o domínio;

Lembre-se: quanto mais criativo você for para criar a montagem do seu domínio mais sucesso você vai ter com seu negócio!

“Além da extensão .BR tenha a .COM e a .NET”

Isso é bem importante e vou dizer porque, vamos supor que você fez tudo direitinho e criou um domínio de sucesso e seu negócio esta bombando na internet porém você tem registrado apenas o domínio com a extensão .BR ou seja seunegocio.com.br, pode acontecer isso:

Alguém vai e pesquisa as mesmas palavras chave que você pesquisou para criar o seu domínio e monta justamente o mesmo nome do seu negócio, mas é claro que quando ela for comprar o domínio com a extensão .BR ela vai ver que já foi registrado por você, até aí tudo bem, mas… ela faz uma busca com o mesmo nome só que com extensão .COM, sim ela pode encontrar disponível para registro e aí bay bay para exclusividade do seu domínio certo?

Então para que isso não aconteça faça do que eu chamo de trio de ferro ou seja proteja o nome do seu domínio comprado as extensões que estão em mais evidências: .BR .COM e .NET, caso você encontre mais extensões que você queira comprar para proteger ainda mais seu negócio manda ver e compre!

Isso é muito importante pois o dia que você montar uma estratégia de anúncios como google ads, facebook ads você vai estar seguro de que não vai fazer campanhas para um negócio que tenha um domínio igual ao seu!

Exemplo: Você investiu 400,00 de anúncios e tem apenas o domínio seunegócio.com.br e outra pessoa tem o mesmo nome do seu domínio: seunegocio.com e outra tem: seunegocio.net, você tem certeza que vai querer dividir o investimento de 400,00 com eles??? Mais é claro que não né!!! Bom então se liga e faz o trio de ferro fecha e protege o nome do seu domínio ok?!

“Não registre seu domínio de extensão .BR junto com hospedagem”

Outro fator muito importante é registrar seu domínio com extensão .BR separado da hospedagem e vou te dizer porque:

Se você mesmo estiver trabalhando com seu site e já sabe hospedar você vai precisar apontar seu domínio para a hospedagem que você contratou ou seja você tem sua casa e para que as pessoas cheguem até ela é preciso dar seu endereço a elas certo?

É assim também entre a hospedagem e seu domínio ela tem um endereço para que o seu domínio a encontre e seu site fique online e é chamada de DNS, pois bem se você tem seu domínio .BR registrado em uma conta separada da hospedagem você não vai ter a dor de cabeça em ficar abrindo chamado para que o suporte da sua hospedagem aponte as DNS para seu domínio, basta apenas pegar as DNS que você recebeu em seu email com as informações técnicas da sua hospedagem e adicionar na sua conta do registro.br e pronto! DNS apontadas!

Agora vamos para o exemplo triste…rsrsr desculpa ter que dar uma risadinha é porque isso aconteceu comigo e sofri muito e na real é melhor rir do que chorar… bom desabafo a parte, seguimos no exemplo, vamos supor que você contratou tudo, viu aquela super promoção na hospedagem como: contrate o plano tal e ganhe domínio grátis… pois é… aí você vai lá contrata… sabe o que você acabou de fazer?

Tirou sua liberdade de apontar suas DNS para onde quiser, como assim? Vou te explicar, vamos supor que você queira mudar de hospedagem ou você ou seu programador ou web designer precisa agora apontar as novas DNS para seu domínio?

Ah mais isso é só abrir um chamado na hospedagem antiga e solicitar para eles… Quantos dias você vai ter aguardar? E se você precisa apontar as DNS da nova hospedagem pra ontem? Ah e outra coisa, e se você resolver vender seu domínio imagina a dor de cabeça que será para fazer a transferência para o comprador? Então segue mais essa dica, para não ficar preso ou seja limitado com os dados do seu registro de domínio, faça o registro a parte e fique livre para voar rsrsr!

“Onde comprar domínios”

Essa é outra dica fundamental na hora de comprar seu domínio, no caso da extensão .BR você vai efetuar a compra pela registradora que é o registro.br.

Agora vem a parte da compra das extensões .COM e a .NET que diferentemente da .BR que tem uma única registradora registro.br, a .COM e a .NET tem vários provedores de compra e você precisar ficar atento com isso pois precisa encontrar uma registradora de qualidade e confiável no mercado.

A minha dica é a GoDaddy pois ela segue corretamente as políticas da ICANN que é uma corporação sem fins lucrativos subordinada ao Governo dos Estados Unidos, responsável pela administração do sistema de nomes de domínio entre outras particularidades relacionadas a internet.

Então já sabe, quer se sentir segura na compra do seu domínio com as extensões .COM e a.NET é só acessar a GoDaddy comprar e ser feliz!

“Domínio comprado e agora qual o próximo passo?”

O próximo passo pode ser a hospedagem e você precisa pesquisar muito bem sobre esse passo.

Existem várias empresas de hospedagem por aí, mas… CUIDADO! não caia em armadilhas de hospedagens prometendo espaços ilimitados por preço de banana, se você quer saber mais sobre hospedagem estou lançando um curso totalmente grátis falando sobre esse assunto, inclusive esse post já faz parte do conteúdo do curso! Vou deixar logo a abaixo o link do curso!

Link do curso: CURSO GRÁTIS DE WORDPRESS ESSENCIAL

“Gratidão”

Você que leu esse post quero muito te agradecer, pois esta dando valor ao material que fiz com muito carinho e vontade real de compartilhar conhecimento com a missão de ajudar a todos que estão buscando montar seu negócio ou melhora-lo. Obrigado de coração!

Espero que você tenha entendido todas as dicas de como comprar e ter um domínio de sucesso. Agora é com você! Siga as dicas e, em breve, você terá criado um domínio de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui