Imagem do logo wordpress

O WordPress é o CMS mais usado no mundo. Principalmente por quem tem vontade de ter um blog para a sua empresa. E se a sua vontade é essa, você está lendo o artigo certo. Neste artigo vamos ensinar você a como fazer download do WordPress.

Vale ressaltar que a instalação do WordPress é bem simples de ser realizada. E foi por isso que preparamos este artigo para você. Abaixo você confere o passo a passo para fazer o download do WordPress. Prossiga para saber mais e boa leitura!

“Download do WordPress – passo 1: baixe a ferramenta “

Obviamente, o primeiro passo para você instalar o WordPress é baixar a ferramenta. O recomendado é que você baixe o WordPress pelo site oficial. Falamos isso por questões de segurança.

Isso porque você evita que malwares entrem no seu computador e você ainda baixa sempre a versão mais atualizada da ferramenta. Depois de baixar, o download do arquivo será realizado no formato .zip.

No arquivo, haverá uma pasta com o nome WordPress. Você deve alocá-la no seu servidor.

“Download do WordPress – passo 2: hora de instalar o WordPress”

Você só precisa de cinco minutos para fazer a instalação do WordPress. Siga o passo a passo abaixo para não ter dúvidas na hora da instalação:

  • Lembra do arquivo em .zip que falamos anteriormente? Você deve descompactá-lo no seu computador.
  • No seu servidor, você deve criar um banco de dados para o seu WordPress utilizando o MySQL. Vale ressaltar que você deve utilizar um user com todos os privilégios de modificação e acesso.
  • Feito isso, você deve copiar o arquivo wp-config-sample.php e renomeá-lo para wp-config,php. Dessa forma, você vai conseguir gerar sua senha de chave secreta para que possa usá-la depois.

“Download do WordPress – passo 3: alterando o arquivo wp-config.php”

Você precisa de algumas informações para alterar o arquivo wp-config.php da sua instalação. Abaixo explicamos o que você precisa saber:

  • Nome do Banco de Dados: é o nome do banco de dados que o WordPress vai utilizar.
  • Usuário do Banco de Dados: é o nome do usuário que servirá para o WordPress acessar o Banco de Dados. Também há a possibilidade de você criar esse usuário pelo cPanel ou alguma ferramenta parecida.
  • Senha do Banco de Dados: essa é a senha que o usuário vai usar para ter acesso ao banco de dados.
  • Database Host: nome do host que hospeda o servidor MySQL.

Vale ressaltar ainda que, fora essas informações que passamos para você, o arquivo também dará mais detalhes do que precisa ser alterado.

Depois que você alterar todos os campos que forem necessários, salve e coloque os arquivos do WordPress onde você preferir, no seu servidor.

Depois disso, você deve executar o script de instalação do WordPress. Para isso, no seu navegador, você deve acessar o arquivo wp-admin/install.php. Vamos a um exemplo abaixo para que você possa entender melhor.

  • Caso seja na pasta raiz, você deve acessar: seusite.com.br/wp-admin/install.php
  • Caso seja em um subdiretório, como um blog, por exemplo, você deve acessar: seusite.com.br/blog/wp-admin/install.php.

E prontinho! O seu WordPress foi instalado com sucesso.

“Download do WordPress – passo 4: como instalar o WordPress no cPanel “

Primeiramente, você deve criar o banco de dados. Caso a sua hospedagem forneça acesso ao painel de controle do cPanel, você deve criar o seu nome de usuário e banco de dados. O passo a passo é esse:

  • Acesse o painel de controle do cPanel;
  • No Menu do Banco de Dados, clique no ícone do MySQL Database Wizard;
  • Digite o nome do banco de dados no Step 1. Create a Database e depois clique em Next Step;
  • Digite o nome do usuário do banco e a senha no Step 2. Create Database Users. Coloque uma senha forte. Depois clique em Create User.
  • Clique na opção All Privileges no Step 3 Add User to Database e depois em Next Step;
  • Veja o nome do banco e o do usuário no Step 4. Complete the task. Anote os valores de username, hostname, databasename e a senha que você resolveu usar.

“Download do WordPress – passo 5: como configurar o WordPress?”

Depois que tudo estiver pronto, é preciso que você crie o seu nome de usuário do WordPress e as entradas no banco de dados. Acesse a pasta que está o seu site no navegador para que você possa fazer essas configurações.

Lembre-se que a pasta pode ser uma raiz ou alguma de subdiretório como explicamos anteriormente para você. Complete todos os campos necessários e no fim clique em Instalar WordPress. E prontinho!

Seu WordPress foi instalado e está pronto para ser usado. Viu só como não é difícil?

Espero que você tenha entendido como fazer o download do WordPress e fazer a sua instalação. Para ficar simples, basta seguir o nosso passo a passo e pronto. Você fará a instalação sem maiores dificuldades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui